quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mamma mia, que tal uma pizza?



Na minha opinião, sábado a noite sempre foi sinônimo de PIZZA!!! Não tem coisa melhor pra estar com a família ou com os amigos do que apreciar uma boa pizza durante um bate papo descontraído. Desde a mais simples (e famosa) pizza de mussarela, até as mais sofisticadas ou doces, a pizza é um alimento muito apreciado em todo o mundo. No Brasil, cada região possui uma característica especial para suas pizzas. No Nordeste, por exemplo, a pizza de carne de sol é muito apreciada. Quando estive no Norte, mais especificamente em Manaus, achei muito gostosa a pizza de queijo com tucumã (fruto típico da região Norte). Em Brasília, provei a deliciosa pizza de mussarela de búfala com tomate seco e alho, além da pizza de chocolate branco com calda de morango (um show!!!). Podemos ver que cada região possui suas pizzas características, para agradar a todos os paladares.

História da pizza

Alguns historiadores acreditam que os egípcios tenham criado uma massa feita de farinha e água, e que seria uma espécie de "pizza pré-histórica". Há também relatos de que os gregos faziam uma massa de trigo e arroz e colocavam pra assar em tijolos quentes. O mais correto é que, no século XVI, os italianos da região sul do país criaram essa espécie de pão, ainda sem a forma de disco, como alimento para os mais pobres. Anos mais tarde os napolitanos incrementaram essa massa com molho de tomate e orégano, servindo-a dobrada em forma de sanduíche, e chamaram-na de "PISCEA". Os mais ricos incrementavam essa massa com queijo, carne de porco, lingüiça ou ovos. O sucesso então começou a se espalhar pelo mundo. Mas o verdadeiro nascimento da pizza, em seu formato atual, é datada de 1889, quando Don Rafaelle Espósito, dono de uma famosa pizzaria em Nápoles, resolveu confeccionar uma pizza para a Rainha Margherita de Sabóia, que estava em visita à cidade. Rafaelle fez uma pizza com as cores da Itália: verde (manjericão), branco (queijo) e vermelho (tomate). E a rainha gostou tanto, que Rafaelle batizou a pizza de "margherita". A partir de então a pizza se tornou sucesso mundial, sendo criado, inclusive, o dia da pizza, no dia 10 de julho.


Como fazer uma saborosa pizza

Como cada pessoa tem um gosto diferente para as pizzas, não vou ensinar os recheios das pizzas, afinal, vai da sua criatividade. Por exemplo, eu gosto de pizza com bastante queijo e azeite, mas não gosto de azeitona e ovo (não na pizza). Então vamos nos focar na massa e nas dicas de preparo.
Ingredientes para a massa: 100g. de margarina, 1 xícara de chá de leite morno, 3 tabletes de fermento biológico para pão, ½ colher de sopa de sal, 2 ovos, 1 colher de sopa de azeite de oliva.
Modo de preparo: Em uma vasilha grande, coloque o leite morno e dissolva o fermento. Acrescente uma xícara de chá de farinha de trigo e misture bem até obter uma massa mole, mas homogênea. Deixe descansar por 15 minutos em local aquecido. Adicione o restante dos ingredientes e mexa até obter uma massa bem macia. Divida a massa em 6 pedaços iguais e mantenha por 30 minutos no mesmo local aquecido, até essa massa dobrar de volume. Espalhe sobre uma mesa com um pouco de farinha de trigo. Com a ajuda de um rolo, abra cada parte que você dividiu em discos de aproximadamente 25 cm. Pré-aqueça um forno a uma temperatura de 200°, durante 10 minutos. Coloque cada disco em uma forma, e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. Pronto! Você já tem a massa da pizza sempre pronta. É só espalhar o molho de tomate sobre a massa, colocar os recheios de sua preferência, e "correr pro abraço...". Sua pizza fará muito sucesso.

Dicas e complementos


  • Depois que você divide esses 6 pedaços, e se você não quiser utilizar todos, guarde os pedaços em sacos plásticos no congelador, sem abrir a massa. Quando quiser utilizar é só retirar a massa congelada do saco plástico e deixar chegar à temperatura ambiente, para poder abri-la.


  • Se você não possui rolo de abrir massa, utilize uma garrafa de vidro vazia, de preferência de cerveja ou vinho.


  • Alguns ingredientes demoram mais do que outros para serem assados. Por exemplo, o queijo de coalho demora mais do que a mussarela para derreter, ou o lombinho de porco demora um pouco mais do que o presunto para estar pronto. Portanto, verifique os ingrediente e o tempo para assar a pizza.


  • Para obter uma pizza mais "molhada" regue um pouco de azeite sobre sua pizza antes de levá-la ao forno.


  • Se você não possui um forno a lenha, não tem problema. Sempre pré-aqueça o seu forno comum, a uma temperatura de 200°, por 15 minutos, antes de colocar a pizza.



  • Dependendo do sabor da pizza, coloque a azeitona somente depois da pizza estar pronta. Algumas qualidades de azeitonas ficam amargas quando colocadas a altas temperaturas.



Com essas dicas, você terá uma pizza elogiável por todos, digna das grandes pizzarias.

Bon Apetit!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário