terça-feira, 3 de novembro de 2009

Salmão é uma boa pedida pra saúde...


O salmão, peixe de águas frias é rico em Omega-3, gordura do tipo polinsaturada que pode auxiliar na redução dos níveis de triglicérides e podem prevenir doenças cardiovasculares. Saiba mais sobre este peixe e curta as delícias que preparamos para você. Todas as espécies de salmão são de carne firme e oleosa, significando que sua gordura é distribuída por toda a carne. Apesar de conter grande quantidade de gordura é rico em Ômega 3, gordura polinsaturada, que pode auxiliar na redução dos níveis de triglicérides e podem prevenir doenças cardiovasculares aumentando a viscosidade do sangue que fica com menos capacidade de coagular. São provenientes principalmente do Chile e Canadá e do Atlântico Norte (Escócia, Dinamarca e Noruega). Desde os primeiros cultivos de salmão no início dos anos 80, o Chile passou a ser o segundo produtor mundial do salmão em cativeiro, com modernos “hatcheries”, que são centros de cultivo. Existe uma espécie de salmão do Atlântico e 5 espécies do Pacífico. O salmão do Atlântico corrresponde à cerca de 95% do salmão produzido em cativeiro, sendo que a maioria criados nas costas do Pacífico. Eles se tornaram os preferidos para se criar em cativeiro porque se adaptam melhor e precisam de menos alimento. A história do salmão é curiosa. Nasce em rios e lagos de água fria e quando cresce um pouco vai em direção ao mar, chegando a ficar por lá por até 2 anos. Quando chega a época da procriação eles retornam exatamente para o mesmo local onde nasceram, ou seja, nadam contra a correnteza, rio acima até desovarem. Os que sobrevivem a esta operação, voltam para o mar repetindo tudo outra vez.

Valor nutricional do salmão


Todas as espécies de salmão são de carne firme e oleosa, significando que sua gordura é distribuída por toda a carne e não concentrada no fígado como é caso do bacalhau e do cação. Apesar de conter grande quantidade de gordura é rico em Ômega 3, que faz parte da família dos ácidos graxos ômega. São gorduras polinsaturadas, que não são produzidas pelo corpo, mas são necessários para o crescimento e o metabolismo. Os estudos com este tipo de gordura, começaram com pesquisas feitas com esquimós que apresentavam baixa incidência de doenças cardiovasculares apesar do alto consumo de gorduras, principalmente ricas em Ômega 3. Assim, estas gorduras pode auxiliar na redução dos níveis de triglicérides e podem prevenir doenças cardiovasculares aumentando a viscosidade do sangue que fica com menos capacidade de coagular. Mas não fica por aí. Também foram observadas em outros estudos, as reduções de dores nas articulações na artrite reumatóide, melhora em casos de depressão, problemas de pele e até como prevenção de alguns tipos de câncer como os de cólon, mama e próstata. Também é ótima fonte de niacina, fósforo, potássio e cálcio. Em termos de calorias, existem diferenças por causa dos vários tipos de salmão. As calorias giram em torno de 120 a 180 por cada 100g, sendo que o defumado fica em torno de 117 calorias. Você vai encontrar tabelas que diz que cada 100g de salmão tem em média 210 calorias. Provavelmente está se referindo ao da espécie Sockeye, do Pacífico, que chega à este valor.
Fonte: xenicare.com


Salmão ao molho de camarão

Ingredientes


1 salmão inteiro limpo
suco de 2 limões
sal e pimenta-do-reino a gosto
3 colheres sopa de queijo tipo parmesão ralado
3 colheres sopa de farinha de pão integral
2 fatias de pão de forma
1/2 xícara de chá de leite
1 vidrinho pequeno de leite de coco
2 colheres sopa de azeite de dendê
2 colheres sopa de azeite extra-virgem
1 cebola picadinha
3 dentes de alho ralados em ralo grosso
1 pimentão amarelo em tirinhas fininhas
1 lata de tomates pelados ou 4 tomates italianos sem pele e sem semente
400g de camarões de tamanho médio limpos e sem casca
1 xícara de chá de salsinha verde picadinha a gosto

Modo de preparo

  • Primeiro faça uma farofinha com o queijo ralado e a farofa de pão integral, reserve;


  • Em outa tigela coloque o leite, o leite de coco e as fatias de pão e reserve;


  • Tempere o salmão com o suco dos limões,sal e pimenta a gosto;


  • Reserve já na assadeira que irá ao forno;


  • Em uma panela funda e larga aqueça o azeite de dendê e o azeite extra-virgem;


  • Adicione a cebola e o alho e doure-os;


  • Coloque então o pimentão amarelo os tomates pelados e mexa bem deixando que cozinhe por 5 minutinhos apenas;


  • Junte então os camarões médios e a mistura de pão e leites;


  • Amasse o pão bem e mexa para que fique tudo bem misturadinho;


  • Verifique o tempero e adicione sal e ou pimenta-do-reino, se necessário;


  • Desligue o fogo, salpique a salsinha, mexa bem e jogue por cima do salmão que já está na assadeira;


  • Polvilhe a farofa de pão integral e queijo ralado e leve ao forno médio por 30 minutos ou até que, espetando um garfo o salmão se desprenda do mesmo;


  • Não deixe o salmão muito tempo,pois é um peixe muito delicado e se passar no tempo fica borrachudo;

Nenhum comentário:

Postar um comentário